AMAPÁ
Estado da Região Norte do Brasil, na Amazónia, entre o estado do Pará e a Guiana francesa, com capital em Macapá.
O Território Federal do Amapá foi desmembrado do Pará em 1943 e tornou-se um estado em 1988. Historicamente foi chamado Guiana Portuguesa e Guiana Brasileira. No atual território do Amapá existiu entre 1886 e 1911 a não reconhecida République de la Guyane indépendante (República da Guiana Independente), também chamada République de Counani (República de Cunani) e État Libre de Counani (Estado Livre de Cunani).
Amapá é também o nome de uma cidade e município do estado do Amapá.
«A palavra amapá é de origem indígena e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento. Significa, segundo António Lopes (Topônimos Tupis, in Revista de Geografia e História, nº 2, São Luís, Sioge-Ma, 1947), “Lugar da Chuva” . AMA (Chuva) + PA ou PABA (Lugar, estância, morada). Uma planta, de nome Hancornia Amapa, recebeu esse nome em homenagem ao lugar.
O nome do Município de Amapá, assim como o do Estado do Amapá, originou-se de uma espécie de árvore brasileira, ou amazônica, chamada amapazeiro, que possui um tronco volumoso, um metro de diâmetro na base, casca espessa, por onde escorre um abundante leite branco: o leite de Amapá. Seus frutos, em formato de maçã, são bastante saborosos, entretanto, é na farmacopéia que o leite do Amapá tem maior aproveitabilidade. É utilizado para combater diversos males, dentre os quais a tuberculose e problemas gastrintestinais. Antigamente era exportado, embora em pequenas quantidades, até mesmo para o sul do país.
O município de Amapá, que fora capital do Território Federal do Amapá, foi criado pela lei nº 798 de 22 de outubro de 1901. De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938 volta a receber a denominação de Amapá. Em 1938 recebe a denominação de Veiga Cabral. A partir de 1939 volta a ganhar a nomenclatura inicial de Amapá.»
(https://amapa.portal.ap.gov.br/historia-de-amapa)
Sem comentários:
Enviar um comentário