CASTELO DO REI DO LIXO
também chamado Palácio do Rei do Lixo, Palácio da Bruxa, Quinta de São Vicente, Quinta do Inferno, Torre do Inferno ou Torre de Coina, é um edifício em ruínas, na vila de Coina, concelho do Barreiro, Estremadura, Portugal.
O cognominado Rei do Lixo, que mandou construir o palácio, foi Manuel Martins Gomes Júnior, nascido 1860 numa família humilde. Com negócios obscuros conseguiu comprar a Quinta de São Vicente e anexou depois os terrenos vizinhos. Sendo anti-religioso, chamou à sua propriedade Quinta do Inferno. Conseguiu o controlo da recolha do lixo orgânico de Lisboa, que transportava para Coina nos seus barcos chamados Mafarrico, Lúcifer, Belzebu, Demónio e Satanás.
Depois da revolução republicana de 1910, o Rei do Lixo mandou construir este palácio, sem propósito definido, fosse para mostrar o seu poder, fosse para nova sede da Maçonaria. O palácio nunca foi habitado e o Rei do Lixo, que poderia ser um rei do luxo, morreu em 1943 em circunstâncias estranhas. A propriedade passou por várias mãos e em 1972 foi vendida ao magnata do imobiliário António Xavier de Lima. Em 1988 deflagrou um misterioso incêndio no palácio e desde então a degradação acentuou-se.
A foto é de 2008. Se fosse hoje, o Rei do Lixo chamar-se-ia Rei da Reciclagem.
https://biblioteca.cm-barreiro.pt/BiblioNET/Upload/Torre%20do%20Inferno.pdf
https://rei-do-lixo.blogspot.com/2005/08/antes-de-mais-porque-rei-do-lixo.html
https://omelhorblogdomundo.blogs.sapo.pt/o-enigmatico-palacio-do-rei-do-lixo-159636
Sem comentários:
Enviar um comentário