08 setembro 2024

CASTELO DO REI DO LIXO

CASTELO DO REI DO LIXO, também chamado Palácio do Rei do Lixo, Palácio da Bruxa, Quinta de São Vicente, Quinta do Inferno, Torre do Inferno ou Torre de Coina, é um edifício em ruínas, na vila de Coina, concelho do Barreiro, Estremadura, Portugal.
O cognominado Rei do Lixo, que mandou construir o palácio, foi Manuel Martins Gomes Júnior, nascido 1860 numa família humilde. Com negócios obscuros conseguiu comprar a Quinta de São Vicente e anexou depois os terrenos vizinhos. Sendo anti-religioso, chamou à sua propriedade Quinta do Inferno. Conseguiu o controlo da recolha do lixo orgânico de Lisboa, que transportava para Coina nos seus barcos chamados Mafarrico, Lúcifer, Belzebu, Demónio e Satanás.
Depois da revolução republicana de 1910, o Rei do Lixo mandou construir este palácio, sem propósito definido, fosse para mostrar o seu poder, fosse para nova sede da Maçonaria. O palácio nunca foi habitado e o Rei do Lixo, que poderia ser um rei do luxo, morreu em 1943 em circunstâncias estranhas. A propriedade passou por várias mãos e em 1972 foi vendida ao magnata do imobiliário António Xavier de Lima. Em 1988 deflagrou um misterioso incêndio no palácio e desde então a degradação acentuou-se. A foto é de 2008.
Se fosse hoje, o Rei do Lixo chamar-se-ia Rei da Reciclagem.

https://biblioteca.cm-barreiro.pt/BiblioNET/Upload/Torre%20do%20Inferno.pdf
https://rei-do-lixo.blogspot.com/2005/08/antes-de-mais-porque-rei-do-lixo.html
https://omelhorblogdomundo.blogs.sapo.pt/o-enigmatico-palacio-do-rei-do-lixo-159636
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...