ILHA DO BANANAL
A maior ilha fluvial do mundo*, localizada no centro do Brasil, no estado do Tocantins.
Foi descoberta em 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca. Teve inicialmente o nome de Ilha Sant'Ana ou Santana. Posteriormente passou a chamar-se Bananal, em razão da existência de extensos bananais.
A ilha do Bananal situa-se no rio Araguaia, limitada a leste pelo rio Javaés, também chamado braço menor do Araguaia, no estado do Tocantins. A superfície da ilha é cerca de 20.000 km², superior à de 45 países independentes. Mede mais de 330 km no sentido norte-sul e mais de 80 km no sentido este-oeste. O litoral marítimo mais próximo encontra-se no estado da Bahia, a cerca de 1.200 km. Na ilha vivem aproximadamente 15 mil pessoas, das quais 2 mil são indígenas, principalmente Karajá-Javaé.
A localização da ilha do Bananal, na transição entre os biomas da Floresta Amazónica, do Cerrado e do Pantanal, contribui para a sua grande riqueza natural. Vários rios nascem no interior da ilha, a qual possui também mais de 200 lagos. O clima é tropical semi-húmido. No período chuvoso, geralmente entre setembro e março, os rios, córregos e lagos transbordam o seu leito e ocorrem inundações por toda a ilha. A bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia é a maior localizada totalmente em território brasileiro.
Na ilha do Bananal encontra-se o Parque Nacional do Araguaia, assim como Terra Indígena Parque do Araguaia, a Terra Indígena Inawébohonã e a Terra Indígena Utaria Wyhyna / Iròdu Iràna. Administrativamente, a ilha encontra-se dividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium, no sudoeste do estado de Tocantins. A ilha faz parte da lista de sítios da Convenção de Ramsar (Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional); o Parque Nacional do Araguaia integra a Reserva da Biosfera da Unesco, denominada Cerrado.
No âmbito da Marinha do Brasil, a ilha do Bananal encontra-se sob jurisdição da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, que pertence ao 7º Distrito Naval, o único sem litoral marítimo nem fronteiras com os países vizinhos.
* - Marajó, na foz do Amazonas, é a maior ilha fluviomarítima do mundo, mas a ilha do Bananal é a maior completamente fluvial.
Texto publicado originalmente em:
https://salvador-nautico.blogspot.com/2016/06/ilha-bananal.html
Sem comentários:
Enviar um comentário