QUILOMBO DOS PALMARES
O mais importante quilombo da era colonial no Brasil. Localizava-se na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, que agora pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Surgiu no século XV, formado por escravos fugidos de engenhos da Capitania de Pernambuco, chefiados por Ganga Zumba. O último líder foi Zumbi dos Palmares (na imagem), que resistiu aos ataques das autoridades portuguesas até 1695. O dia da sua morte, 20 de novembro, é celebrado no Brasil como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Quilombo: «esconderijo de escravos fugitivos, geralmente em zona de mato; povoação, geralmente fortificada e rural, habitada por antigos escravos fugitivos ou pelos seus descendentes (tipo de organização surgida na época colonial, na década de 1570); comunidade, com tradições e práticas culturais próprias e uma relação territorial específica, formada maioritariamente por descendentes de antigos escravos fugitivos (calcula-se que atualmente haja cerca de seis mil comunidades deste tipo no Brasil). Do quimbundo kilombo, "união; povoação".» (https://www.infopedia.pt/)
«No período colonial, comunidade fortificada formada por negros fugitivos e por uma minoria branca e indígena, organizada politicamente, representando uma forma de resistência e combate à escravidão. Local onde escravos fugitivos se refugiavam nas matas; mocambo.» (https://michaelis.uol.com.br/)
«Lugar escondido ou fortificado em que se refugiavam escravos fugidos.» (https://aulete.com.br/)
Um escravo fugitivo refugiado em quilombo, ou um membro de um quilombo, é chamado quilombola.
Sem comentários:
Enviar um comentário