VIZELA
Cidade, concelho e rio da província do Minho, Portugal.
O Rio Vizela é um afluente do Ave. Nasce no Alto de Morgaír, na antiga freguesia de Gontim, concelho de Fafe. Banha também os concelhos de Felgueiras, Guimarães e Santo Tirso.
O concelho de Vizela foi criado em 1361, extinto em 1408 e restaurado em 1998. Também se chamou Riba Vizela. A sede de concelho situa-se na freguesia de Caldas de Vizela.
As águas termais ou caldas de Vizela são conhecidas desde a época romana. A provoação era chamada em latim Oculis Calidarum, ou Oculi Calidarum, «olhos de água quente».
«O nome do concelho deriva do nome do rio que lhe atravessa, o Rio Vizela, que nasce nas Serras de Fafe, e desagua no Rio Ave, depois de passar por cinco concelhos. O nome Vizela, por sua vez, é um diminutivo do nome Ave - e vem do latino Avicella.»(1)
«“Avicella” deriva do diminutivo de “Avis” que deu origem ao nome do rio Ave; e “avicella” enquanto diminutivo de “Avis” significa (rio) “mais pequeno que o Ave”. Sem precisar da fantasia de recurso a outros justificativos. Portanto, dos dois rios: o maior é o rio Ave; e o mais pequeno, o rio Vizela. Está aqui a justificação científica do vocábulo actual de “Vizela”.»(2)
«Ave > Vizela (por *Avizela ou pela forma latina Avicella)».(3)
2. https://www.radiovizela.pt/opiniao-vizela-romana-e-a-sua-historia-autor-pedro-marques
3. https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-de-alvoco-nome-de-rio/33030
☛ Ver também:
- Rio Ave.
Sem comentários:
Enviar um comentário