GUIMARÃES
Cidade e concelho do Minho, Portugal.
O nome da cidade «tem origem em Guimaras, patronímico de Vímara ou Guimara, nome pessoal anterior à nacionalidade.»(1)
«Do baixo-latim [Villa] Vimaranis, 'a quinta de Vímara'. Também aparece na Galiza sob as formas Guimaranes e Guimaréns. A variante Vimarães (havia em Coimbra, por exemplo, uma quinta de Vimarães, onde foi construído o Mosteiro de Santa Maria de Celas) caiu totalmente em desuso.»(2)
«Alguns auctores sustentam que ella é a celebrada Araduca, e outros que o seu primitivo nome era Vimaranes. derivado das palavras latinas Via maris que se encontraram escriptas n'uma torre da primitiva povoação que depois ficou fazendo parte do castello. N'ella nasceu D. Affonso Henriques, o primeiro rei portuguez, que ali estabeleceu a sua côrte.»(3)
«Guimarães é um antropotopónimo com origem no nome do presor do Porto (868), o nobre galego Vímara Peres, que se tornaria no conde de Portugal no mesmo ano. O topónimo designou originalmente a sua propriedade rural (villa) Vimaranis, depois o burgo, a vila sede do concelho e posteriormente a cidade.(...) A etimologia atribuída a Guimarães é Vimaranis, do nome do possessor Vimara (< Vímara) flexionado no genitivo de posse em -anis (...) Neste topónimo, a evolução do [ w ] gótico inicial, labial e velar, deu-se no sentido da sua consonantização na oclusiva velar [ g ], que se atesta desde finais do séc. XI. No entanto, também se encontra a variante Vimarães (concelho de Coimbra), com fricativa bilabial [ ɓ ], denominação de uma quinta, onde foi construído o mosteiro de Santa Maria de Celas.»(4)
2. infopedia.pt
3. Brasil-Portugal: revista quinzenal ilustrada (Ano 1, N.º 8). 16 de maio de 1899,
https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/obras/brasilportugal/1899_1900/N8/N8_master/JPG/N8_0011_branca_t0.jpg
4. https://toponhisp.org/pt/toponimia-da-galiza-e-portugal/toponimo/guimaraes
Sem comentários:
Enviar um comentário