RIBEIRA DE PENA
Vila e concelho de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. É um dos quatro concelhos da região das Terras de Basto.
«Na Idade Média este território aparece integrado nas Terras de Pena, região de presúria Sousã localizada entre as Terras de Panóias, Chaves, Montenegro e Basto. As freguesias situadas no vale da ribeira do Tâmega recebem a designação “de Ribeira de Pena” por oposição ao outro núcleo das Terras de Pena, localizado no vale de Aguiar e então designado por Aguiar de Pena. Esta designação vem mais tarde a ser adotada para identificação do próprio concelho.»(1)
«O topónimo Pena deve-se à existência de alguma fortificação castreja, sobre a qual se terá erguido o castelo de Aguiar de Pena, anterior à nacionalidade e em função do qual se desenvolveu a povoação. A Terra de Aguiar de Pena correspondia à área hoje ocupada pelos concelhos de Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.»(2)
⮚ Pena: «Do latim vulgar penna, variante de pinna, 'penha'. É topónimo muito vulgar, tanto em Portugal como na Galiza.» ⮚ Pena: elevação de terreno; rocha; fraga. Do latim pinna- ou penna-, «merlão [de muralha]; rochedo».(3)
Camilo Castelo Branco viveu em Ribeira de Pena, onde casou.
Afonso Pena, presidente de Minas Gerais e sexto presidente do Brasil, entre outros cargos, era filho de Domingos José Teixeira Pena, natural de Ribeira de Pena.

Sem comentários:
Enviar um comentário