K' MFUMO — TERRAS DOS FUMO(s)
Os Fumo eram a dinastia dominante na zona de Maputo, sul de Moçambique, em épocas recuadas.(1) Em mapas a partir do século XVI é assinalada a Terra dos Fumos, entre a Terra do Natal (atual África do Sul) e a Baía da Lagoa (atual Maputo).
«Embarcou, finalmente, para Lisboa, com a sua mulher e uma vasta fazenda que juntara na Índia, em Janeiro de 1589, na nau S. Tomé. Mas quis a fortuna que não viesse a chegar a Portugal. Por perto da Terra dos Fumos (...) e do rio que Lourenço Marques descobriu, o navio começou a fazer água e afundou-se. Salvaram-se cerca de uma centena de pessoas que chegaram a terra e foram assistidas pelos nativos, com alguma hospitalidade mas com poucas condições de sobrevivência. Alguns conseguiram chegar a Sofala, mas D. Paulo de Lima Pereira conformou-se com a sorte e ficou numa ilha da baía de Maputo, onde faleceu a 2 de Agosto desse ano.»(2)
«O regresso de Fany Pfumo. Herdeiro do apelido clânico que levou os antigos portugueses a chamar ao local onde hoje se implanta Lourenço Marques "a Terra dos Fumos" - este cantor de estirpe ronga vivia há mais de vinte anos na África do Sul.» "Notícias", 07/06/1973.(3)
2. Revista da Armada, N.º 464, Maio 2013.
3. https://www.antoniorita-ferreira.com/pt/editoriais-em-journais-periodicosimprensa-nao-cientifico/27-o-regresso-de-fany-mpfumo
Sem comentários:
Enviar um comentário