SOFALA
Província do centro de Moçambique, com capital na cidade da Beira.
No período colonial no século XX foi constituído o Distrito da Beira, que passou a ser denominado Distrito de Manica e Sofala em 1947. Em 1970 este distrito foi dividido no Distrito de Sofala e no Distrito de Vila Pery (atual Chimoio, capital da província de Manica). Com a independência o distrito passou a província de Sofala.
A feitoria e Fortaleza de São Caetano de Sofala foi o primeiro estabelecimento dos Portugueses na costa moçambicana e primeira capitania. Desde os finais do século XVI deixou de ser a sede da capitania em favor da Ilha de Moçambique. No fim do século XIX perdeu importância com a criação da cidade da Beira mais a norte.
«Sofala – também conhecida pelo nome local de Boani e árabe de Zafar – era um lugar já referenciado pelos roteiros árabes em período anterior à chegada dos portugueses como a porta natural para a saída do ouro do interior. Será com o xeque árabe Zufe (ou Çufe = Issufo) que Pêro de Anaia negociará o terreno para a fixação da feitoria, conforme determinação do rei D. Manuel em 1500, destinando-se o ouro ali resgatado a financiar o comércio das especiarias na Índia.»(1)
Hoje em dia Sofala e Nova Sofala são localidades no litoral entre o lugar do antigo Forte de São Caetano de Sofala (a Velha Sofala) e a foz do Rio Búzi. Em mapas antigos o Rio Búzi é assinalado como Rio de Sofala.
Para além dos nomes Cefala, Zufar, Sofara, Sofar e Sfar, outra explicação indica que o nome Sofala deriva do árabe sufalah, que significa «terra baixa».(2)
O famoso Parque Nacional da Gorongosa localiza-se na província de Sofala.
☛ Sofala é também o nome duma povoação no estado de Nova Gales do Sul, Austrália.
Sem comentários:
Enviar um comentário