05 agosto 2024

LAFÕES

LAFÕES — Região no vale médio do Vouga, a antiga Terra de Lafões, que constituiu um município até 1836, o qual foi repartido pelos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela, na Beira Alta.

A área de produção da Vitela de Lafões IGP (Indicação Geográfica Protegida) engloba os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela e as freguesias de Cedrim e Couto de Esteves do concelho de Sever do Vouga, as freguesias de Bodiosa e Ribafeita do concelho de Viseu, e as freguesias de Alva e Gafanhão do concelho de Castro Daire. 

Segundo António Bica:

«Não havendo documento em que se possa alicerçar a origem do nome Lafões, o mais razoável é que, constituindo o hoje chamado Monte do Castelo, sobranceiro a Vouzela, e o monte Lafão uma unidade orográfica com dois cabeços muito próximos, ela fosse designada pelo povo que habitava a região no tempo anterior à conquista romana por nome que os romanos terão alatinado para Lafo. Quem sabe (muito ou pouco) de latim conhece que nessa língua para se dizer que algo era do (monte) Lafo se dizia Lafonis (o que significa, em português, do Lafão), palavra (Lafonis) que corresponde, segundo a gramática latina, ao genitivo de Lafo.

As palavras portuguesas derivadas do latim, que são a generalidade, correspondem à variação da palavra latina que indica o objecto da acção corresponde ao verbo, variação que é designada no latim por “acusativo”. O acusativo de Lafo é Lafonem.

Por isso o nome Lafo em latim passou em português a Lafão.

(...) No caso desta terra hoje conhecida por Lafões que corresponde ao vale médio do Vouga foi construído castelo no cabeço ocidental da unidade orográfica que se designava Lafo no latim que então se falava e veio a evoluir para Lafão na língua que hoje falamos.

Porque esse castelo se situava no monte Lafo (em latim) passou a ser designado por Castellum Lafonis que corresponde em português a castelo do Lafão. Porque era o centro militar e então consequentemente administrativo da terra do vale médio do Vouga, passou a dar o seu nome à região que assim, em latim, se passou a chamar terra do Castellum Lafonis e com o tempo apenas terra Lafonis, que veio a evoluir para terra de Lafões em português. Assim o nome da terra de Lafões veio a derivar do “genitivo” de Lafo e não do “acusativo” como derivou, segundo a regra, o nome do monte Lafão.»

Mais pormenores em: «A mais plausível origem do nome Lafões», http://caisdopensamento-inquiridor.blogspot.com/2010/12/mais-plausivel-origem-do-nome-lafoes.html

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...