MOÇÂMEDES
Cidade costeira capital da província de Namibe, Angola.
O nome da cidade, e nome da província no período colonial, é uma homenagem ao Barão de Mossâmedes / Moçâmedes, José de Almeida e Vanconcelos, título nobiliárquico referente ao antigo reguengo de Moçâmedes, em São Miguel do Mato, concelho de Vouzela, na Beira Alta, Portugal.
Primeiramente o nome atribuído pelos mucubais (grupo dos povos hereros) foi Xitoto Xobatua, «buraco dos passarinhos». À chegada dos portugueses a população local chamava-lhe Mussungo Bitoto (ou Xitoto), «vale antigo» ou «velho buraco». Os portugueses começaram por chamar-lhe Angra dos Negros e também Pequena Baía dos Peixes. Em 1785 passou a chamar-se Baía de Mossâmedes. Em 1907 a vila de Mossâmedes é elevada ao título de Real Cidade de Mossâmedes. A partir de 1945 a grafia é alterada para Moçâmedes.
Entre 1985 e 2016 o nome da cidade foi mudado para Namibe. O retorno ao nome de Moçâmedes, em 2016, originou polémica porque o Barão de Mossâmedes foi um administrador colonial português, «que levou milhares de angolanos como escravos para trabalharem nos campos de cultivo do Brasil» (segundo o sociólogo Ildeberto Madeira).
☛ Ver também:
- Moçâmedes, Beira Alta, Portugal.
- Namíbia.
Sem comentários:
Enviar um comentário