PROVÍNCIAS DOS PAÍSES BAIXOS — PROVINCIES VAN NEDERLAND
A parte europeia do Reino dos Países Baixos (Koninkrijk der Nederlanden) é composta por doze províncias: Brabante do Norte (Noord-Brabant), Drente (Drenthe), Flevolândia (Flevoland), Frísia (Fryslân / Friesland), Guéldria (Gelderland), Groninga (Groningen), Holanda do Norte (Noord-Holland), Holanda do Sul (Zuid-Holland), Limburgo (Limburg), Overissel (Overijssel), Ultreque (Utrecht) e Zelândia (Zeeland).
Devido à importância histórica, demográfica, política e económica das províncias da Holanda do Norte e do Sul, todo o país é tradicionalmente chamado Holanda pelos estrangeiros. Rigorosamente em português deve-se chamar Países Baixos à nação e neerlandês à língua e ao povo. A província da Holanda foi dividida em duas em 1840. Amesterdão (Amsterdam), a capital e maior cidade dos Países Baixos, localiza-se na Holanda do Norte, mas a capital provincial é Haarlem. Na Holanda do Sul localiza-se a sede do governo nacional, na Haia (Den Haag / 's-Gravenhage), mas a maior cidade da província é Roterdão (Rotterdam).
A província da Frísia tem língua própria e o seu nome oficial é o frísio Fryslân; em neerlandês é Friesland. Outras províncias, como a Zelândia e o Limburgo, também têm línguas próprias minoritárias.
Um dos nomes do primeiro estado neerlandês independente, no final do século XVI, foi República das Sete Províncias (Republiek der Zeven Provinciën), as então existentes.
☛ Ver também:
- Brabante.
- Frísia.
- Limburgo.
- Flandres (Flandres Zelandesa).
Sem comentários:
Enviar um comentário