ITALIA — REPUBBLICA ITALIANA
País do sul da Europa, no centro da região do Mediterrâneo, constituído pela Península Itálica e pelas ilhas da Sicília, Sardenha e outras menores. A sua capital é Roma. A unificação do estado moderno ocorreu em 1861. San Marino e Vaticano são estados independentes e enclaves no interior da Itália. A Córsega (Corsica) foi anexada pela França em 1769.
Na antiguidade o nome Itália designava só o sul da península, nomeadamente a região da Calábria, estendendo-se posteriormente para norte. Há numerosas propostas para a etimologia do nome da Itália, tanto históricas como mitológicas, entre as quais as seguintes:
- De Ítalo (em latim Italus; em grego Ἰταλός), rei lendário dos Enótrios, no sul da península.
- De uitelus / vitulus em latim ou uitlu / vitlu em osco-umbro, ou seja vitelo (touro, bezerro ou novilho).
- Do grego Ουιτουλια (Ouitoulía), que significaria «Terra dos Vituli», isto é dos vitelos ou touros. No sul da península encontram-se de facto vários topónimos ligados a "touros" e a "bovinos", assim como uma localidade chamada Itala.
- Do grego Ἰταλόί (Italói), o povo que habitava a atual Calábria. Por outro lado os Gregos que se estabeleceram no sul da península, a região chamada Magna Grécia (Magna Graecia, Μεγάλη Ἑλλάς), referiam-se a si mesmos como Italiotas (em grego antigo Ἰταλιώτης ou Ἰταλιῶται, Italiotai), ou seja "da Itália", porque viviam na terra dos Italói.
- Do grego Αιθαλεια (Aithàleia), «ardente, fumegante», em referência às manifestações vulcânicas no sul da Itália, incluindo ilhas.
- Segundo Frederik Poulsen, a palavra Vitulus relativa aos símbolos de vitelos ou touros perdeu o V com a chegada dos Gregos, tornando-se apenas Itulus, donde teria origem a palavra Italia.
Sem comentários:
Enviar um comentário