MINDELO
Segunda maior cidade de Cabo Verde, localizada na Ilha de São Vicente (Soncente). É a sede do concelho de São Vicente, que engloba esta ilha e a vizinha Santa Luzia, desabitada, e ilhéus.
A Ilha de São Vicente foi descoberta no dia 22 de Janeiro de 1462, Dia de São Vicente, por Diogo Afonso, um escudeiro do Infante D. Fernando. São Vicente foi a última ilha povoada no arquipélago. No final do século XVIII foi iniciado o povoamento junto à Baía do Porto Grande, ao qual foi dado o nome de Aldeia de Nossa Senhora da Luz. O nome foi depois mudado para D. Rodrigo e mais tarde Vila Leopoldina, em homenagem a Maria Leopoldina da Áustria (nascida a 22 de janeiro de 1797), nora de D. João VI, consorte de D. Pedro I do Brasil, também D. Pedro IV de Portugal.
Em 1838 a povoação teve o nome mudado para Mindelo, em homenagem aos Bravos do Mindelo, que foi o nome dado ao desembarque das tropas liberais de D. Pedro IV nas praias do Mindelo, a norte do Porto, em 8 de Julho de 1832, durante as Guerras Liberais (1828-1834).
Em 1879 Mindelo foi elevada à categoria de cidade.
A imperatriz e rainha consorte Maria Leopoldina da Áustria não deve ser confundida com a sua neta a princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, a qual também foi homenageada no nome duma Vila Leopoldina, atual cidade Leopoldina, no estado de Minas Gerais, Brasil.
.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário