Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do
PORTO
Segunda maior cidade de Portugal, na antiga província do Douro Litoral, na foz do Rio Douro. É chamada a Capital do Norte.
O nome da cidade deriva do latim portus, com o mesmo significado, neste caso porto fluvial, quase marítimo. O nome de Portus Cale ou ou Portucale, «Porto de Cale», existente desde o século V, aplicar-se-ia inicialmente à localidade na margem esquerda, hoje Vila Nova de Gaia, e depois ao território circundante. Evoluindo para Portucale e Condado Portucalense, foi aqui que surgiu o nome de Portugal.(1) Autores como Leite de Vasconcelos e Mendes Correia situam Portucale castrum novum na margem direita do Douro, a norte. Sousa Machado, Torcato Soares e a maioria de autores são da opinião que Cale seria na margem esquerda do Douro, e portanto a sul do rio, desenvolvendo-se mais tarde a povoação a norte, o Porto de Cale, onde é agora a cidade do Porto.
O topónimo Porto — isolado, em compostos ou em derivados — encontra-se também na Galiza e nos países de língua oficial portuguesa, assim como noutros países que tiveram influência portuguesa na era de expansão marítima. Há por exemplo Porto Novo capital do Benim (2) e Porto Novo em Tamil Nadu, Índia (1).
O lema da cidade do Porto é "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto".
O topónimo equivalente a porto em diversas línguas encontra-se em todo o Mundo.
☛ Ver também:
1 - Portugal.
2 - Porto Novo, Tamil Nadu, Índia
3 - Porto-Novo, Benim.
4 - Ilha do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário