ANGRA DO HEROÍSMO
Principal cidade e concelho da Ilha Terceira, no grupo central do Arquipélago e Região Autónoma dos Açores, Portugal.
A cidade de Angra foi fundada num local de colinas entre duas baías, separadas pelo Monte Brasil, um vulcão extinto. A angra (pequena baía) constituía um porto seguro para a grandes naus, nomeadamente as da Carreira da Índia na torna-viagem.
Na crise de 1580, Angra resistiu ao domínio castelhano e D. António, Prior do Crato estabeleceu aqui o seu governo até 1582. D. João IV concedeu-lhe o título de Sempre Leal Cidade.
No século XIX, Angra foi o centro do liberalismo português, chegando a ser declarada capital do reino em 1830. D. Pedro IV organizou em Angra a expedição do Mindelo que levou à vitória liberal.
Em reconhecimento pelo seu destaque, a cidade recebeu em 1837 o título de Mui Nobre, Leal e Sempre Constante Cidade de Angra do Heroísmo e foi condecorada por D. Maria II com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Em 1983, o Centro Histórico de Angra do Heroísmo foi classificado Património Mundial da UNESCO.
⮚ Angra: enseada pequena e alongada; braço de mar entre duas pontas de terra; pequena baía alongada formando porto; calheta. É maior que abra e menor que baía. Do latim tardio ancra-, ou angra-, «vale; intervalo entre árvores».

Sem comentários:
Enviar um comentário