PEÑÓN DE VÉLEZ DE LA GOMERA — حجر بديس
Pequeníssimo território sob domínio espanhol na costa de Marrocos. É uma das anacrónicas possessões espanholas denominadas plazas de soberanía.
O penedo (peñón) foi uma ilhota até 1930 quando um terramoto e temporal a uniu ao continente através dum tômbolo (istmo arenoso). O penedo tem apenas 260 metros de comprimento e a fronteira com Marrocos, de apenas 85 metros, no areal, é a mais pequena do mundo. O Peñón de Vélez de la Gomera está permanentemente guarnecido por militares do Grupo de Regulares de Melilla Nº 52, do Exército Espanhol.
O nome árabe do penedo é حجر بديس (Hajar Badis), ou seja «Penedo de Badis». Badis ou Badès é a localidade próxima, na costa. Vélez é a forma castelhana a que chegou o topónimo Badis, tendo sido também grafado Bélez, Beles, Belis, Bades, Badès, Bâdis. Esta localidade corresponde a Parietina no Itinerário Antonino. La Gomera é o nome da região onde se encontra Badis, povoada pelo povo rifenho berbere (amazigh) chamado gomera, gomara ou ghumara (غمارة). (A Ilha de La Gomera, nas Canárias, tem provavelmente a mesma etimologia.)
Como as outras plazas de soberanía, este pequeno território é reivindicado por Marrocos.
https://www.tifraznarif.net/pdf/livres/Livres%20esp/PENON%20DE%20VELEZ%20DE%20LA%20GOMERA.pdf
https://web.archive.org/web/20230320190422/https://journals.openedition.org/encyclopedieberbere/1923
Sem comentários:
Enviar um comentário