19 outubro 2024

PLAZAS DE SOBERANÍA

PLAZAS DE SOBERANÍA é a pomposa denominação histórica dos territórios de soberania espanhola na costa de Marrocos e reivindicados por este país. Dividiam-se em "Plazas mayores" e "Plazas menores".

As Plazas mayores eram as cidades de Ceuta (سبتة) e Melilla (Melilha, مليلية), as quais deixaram de ser denominadas Plazas de soberanía quando obtiveram o estatuto de cidades autónomas, equiparado às comunidades autónomas do Reino de Espanha. As Plazas menores são as pequenas ilhas: Isla de Perejil (جزيرة تورة), Peñón de Vélez de la Gomera (جزيرة غمارة), Islas Alhucemas (جزر الحسيمة) e Islas Chafarinas (جزر إشفارن). O penedo de Vélez de la Gomera era uma ilha que se tornou uma península devido a um terramoto.

A Ilha de Alborán (جزيرة البران), entre as costas espanhola e marroquina, mais perto desta, por vezes é considerada uma Plaza de soberanía, mas administrativamente faz parte do município de Almeria.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

SARAJEVO — САРАЈЕВО

SARAJEVO — САРАЈЕВО — SARAIEVO Capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina . É também a capital das duas entidades territoriais bósnias: ...