ESPAÑA — ESPANYA — ESPANHA — ESPAINIA
O moderno Reino de Espanha está localizado principalmente na Península Ibérica; inclui as ilhas Baleares, as ilhas Canárias e as chamadas plazas de soberanía na costa de Marrocos (Ceuta, Melilla e algumas ilhotas). Tem fronteiras terrestres com Portugal, França, Andorra, Marrocos e o território britânico de Gibraltar. O Estado Espanhol, como também é chamado, é constituído por 17 comunidades autónomas (limites mais escuros no mapa), algumas das quais são consideradas "nacionalidades históricas" e possuem maior grau de autonomia. A língua oficial de toda a Espanha é o castelhano (ou espanhol). As línguas galega (galego-português), basca (euscara), catalão (ou valenciano) e aranês são cooficiais nalgumas comunidades autónomas. Algumas línguas ou variantes, como o astur-leonês, o aragonês ou o andaluz, não têm reconhecimento oficial.
O nome de Espanha para designar o moderno reino com capital em Madrid, no centro de Castela (Castilla), foi uma apropriação da coroa castelhana. A designação "España" para o estado moderno só surgiu nas constituições do século XIX.
O topónimo em castelhano España, em português Espanha ou Hespanha, ou no plural Espanhas, originalmente para designar toda a Península Hispânica ou Ibérica, é uma modificação de Hispania (Hispânia) do tempo do Império Romano. No entanto, a teoria mais difundida não lhe atribui raiz latina. Hispania teria origem no púnico (fenício) "i-spn-ea", "i shaphan" ou "i-sphanim", cognato do hebraico "i shafan", com o significado de "ilha de coelhos", eventualmente por confusão do damão (hírax) com o coelho.
Sefarad (סְפָרַד) é o nome hebraico da Península Hispânica e da Espanha moderna. Os sefarditas são os judeus originários e expulsos da Península.
Sem comentários:
Enviar um comentário