MADRID — VILLA DE MADRID
Capital do Reino de Espanha. Apesar de ser a maior cidade, conserva a categoria histórica de villa.
Em 1983 a província de Madrid, antes pertencente a Castela-a-Nova (Castilla la Nueva), tornou-se uma das comunidades autónomas do Estado Espanhol.
Existem várias teorias sobre a origem do nome de Madrid, entre as quais as seguintes:
• do árabe Maŷrīt, de maŷrà, «lugar por onde corre a água», «condutas» ou «canalizações água», acrescido do sufixo latino -etum, no sentido de «abundância»; o termo híbrido significaria «lugar de abundância de correntes de água» ou «lugar de abundância de água subterrânea».
• do árabe Maŷrīt, como híbrido árabe-berbere, sendo a junção do árabe maŷrà e do diminutivo de influência berbere -tit (ito, ita), significando «pequenos canais».
• de Matrich > Matrit, do latim matrice(m), «matriz», que em moçárabe seria *Matrice, significano «matriz de águas», «arroio madre» ou «manancial».
• do latim *Macerietum, «lugar abundante em muros de pedra».
• de Mantua, relativo ao período romano.
• do celta *Magetoritum.
• do topónimo latino Miaccum.
A forma árabe andaluzi Maŷrīt ou romance Matrice(m) deu origem a variantes como Matric, Magerit, Matrit e Madrit, até chegar a Madrid.
O cronista Sampiro, bispo de Astorga, no início do século XI, no seu relato do ataque à cidade pelo rei leonês Ramiro II em 932 refere «la ciudad que llaman Magerit».
https://lacasadelrecreador.com/es/blog/162-el-origen-del-nombre-de-madrid
https://www.elespanol.com/curiosidades/lenguaje/cual-es-origen-nombre-palabra-termino-madrid-significado-historia-etimologia/671933032_0.html
https://www.elespanol.com/curiosidades/lenguaje/cual-es-origen-nombre-palabra-termino-madrid-significado-historia-etimologia/671933032_0.html
Sem comentários:
Enviar um comentário