SAN DIEGO
Cidade e condado do sul da Califórnia, Estados Unidos da América. A parte meridional da cidade, a sul de Chula Vista, localiza-se junto à fronteira com Tijuana, Baixa Califórnia, México.
O navegador português João Rodrigues Cabrilho (Cabrillo para os espanhóis e americanos) foi o primeiro europeu que visitou a costa oeste dos atuais Estados Unidos da América. Chegou à Baía de San Diego em 1542, ao serviço da Monarquia Hispânica. San Diego é assim considerado o lugar de nascimento da Califórnia (Alta Califórnia). O nome inicial da baía foi San Miguel, mas em 1602 Sebastián Vizcaíno, em missão de cartografia, chamou-lhe San Diego, por ter lá chegado no dia de São Diogo de Alcalá (San Diego, o santo falecido em Alcalá de Henares em 1463) e porque o seu navio também se chamava San Diego.
Em 1769, o catalão Gaspar de Portolá, governador das Califórnias, fundou o forte chamado Presidio Real de San Diego. No mesmo ano o frade maiorquino Junípero Serra fundou a Misión San Diego de Alcalá, a primeira missão (franciscana) na Alta Califórnia.
San Diego foi a base da colonização espanhola da Alta Califórnia. A região fez parte do México independente e ficou integrada na Califórnia dos EUA após o Tratado de Guadalupe Hidalgo de 1848.
O Camino Real de California, também chamado El Camino Real, era um caminho de quase 1000 km que ligava as 21 missões espanholas na Alta Califórnia, desde a Misión San Diego de Alcalá até à Misión San Francisco Solano, atualmente na cidade de Sonoma.
O povo Kumeyaay (ou Diegueño) chamava à localidade Kosa'aay, «lugar de secagem", e à baía. Depois da fundação de San Diego chamaram-lhe Tepacul Watai, «grande amontoado».
Em San Diego, tal como no resto da Califórnia, há uma grande comunidade de Portugueses e seus descendentes, principalmente oriundos dos Açores. A comunidade portuguesa de San Diego realiza todos os anos o Cabrillo Festival.

Sem comentários:
Enviar um comentário