KERNOW — CORNWALL — CORNWALL
Nação de cultura celta situada no extremo sudoeste da Grã-Bretanha (Breten Veur). Está integrada administrativamente na Inglaterra (Pow Sows), sendo o condado mais ocidental da região South West England (Rannvro Soth West) ou do West Country (An Tir West). No âmbito nobiliário britânico, o território constitui o Ducado da Cornualha (Dugeth Kernow). O Príncipe Herdeiro do Reino Unido (Ruvaneth Unys) tem os títulos de Príncipe de Gales e Duque da Cornualha (Pryns Kembra ha Dug Kernow). O nome — Kernow em córnico, Cornwall em inglês — tem uma de duas origens possíveis:
1. Do proto-celta *kernu-, «corno, chifre, ponta», provavelmente em referência a promontório, do proto-indo-europeu *ker-; o sufixo -wall deriva do exónimo em inglês antigo wealh ou wealas, «estrangeiro»;
2. Da hipotética tribo dos cornovii, parte dos dumnonii (dumnónios), que habitavam esta região, que era o reino de Dumnónia na Britânia pós-romana.
A Cornualha está relacionada com a região histórica com o mesmo nome na Bretanha, na República Francesa. A Cornualha continental é chamada Kernow Vian em córnico, Kerne ou Kernev em bretão e Cornouaille em francês. A Cornualha insular é chamada Cornouailles em francês e Kernev-Veur em bretão.
A capital da Cornualha é Truru (Truro).
A língua córnica deixou de ser falada no século XVIII, mais foi revitalizada no século XX.
☛ Ver também:
- Topónimos da Cornualha em córnico e inglês.
- Reino Unido.
Sem comentários:
Enviar um comentário