GIBRALTAR — Território britânico, com autogoverno, no extremo sul da Península Ibérica, no estreito que separa a Europa e a África. Na antiguidade era considerada uma das Colunas de Hércules (a outra era em Ceuta). Os fenícios chamavam-lhe Calpe.
O topónimo Gibraltar tem origem no seu nome árabe Jabal al-Tariq (جبل طارق), «Montanha de Tariq», em homenagem ao general berbere Tariq ibn Ziyad que iniciou aqui a conquista islâmica da Península Ibérica em 711. Em inglês o território também é chamado The Rock («o Rochedo»).
Em 1462 o primeiro duque de Medina Sidonia conquistou Gibraltar aos muçulmanos do Reino de Granada. Em 1502 a cidade foi incorporada no domínio real da Coroa de Castela. Uma força anglo-holandesa tomou Gibraltar em 1704 e pelo Tratado de Utrecht de 1713 a cidade foi cedida à Inglaterra. Desde então os espanhóis têm procurado recuperar a soberania do território, sem sucesso, com a oposição dos gibraltinos.
Na foto, a cidade para lá da pista do aeroporto e a norte da fronteira no istmo é La Línea de la Concepción, na Andaluzia, Reino de Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário