ESLAVOS
Словѣнє / Славяне / Słowianie / Слов'яни / Словени
Slované / Славяни / Slaveni / Slovania / Slovani
Os povos eslavos são o principal grupo étnico-linguístico em vários países da Europa centro-oriental e do norte da Ásia. O etnónimo e endónimo eslavo foi registado desde o século IX na língua eslava antiga (eslavo eclesiástico) como Словѣне (Slověne), reconstruído em protoeslavo como *slověninъ, no plural slověne. Há várias explicações para a origem do termo, entre as quais slovo, «palavra», originalmente no sentido de pessoas que falam a mesma língua, que se compreendem. Outra hipótese é a palavra slava, «glória, fama» ou «adorador, venerador».
A raiz eslavo encontra-se no nome da Eslováquia (e ex-Checoslováquia), Eslovénia e Eslavónia (região croata), assim como a ex-Jugoslávia («Terra dos Eslavos do Sul»).
Os povos eslavos modernos, principalmente russos, e em menor medida ucranianos e outros, expandiram-se pelos países vizinhos durante o Império Russo e na União Soviética, dando origem a minorias russófonas e ao uso da língua russa e do alfabeto cirílico nesses países, incluindo fora da URSS como a Mongólia.
Os estados soberanos modernos de maioria eslava, por ordem alfabética em português, são: Bielorrússia (Беларусь), Bósnia e Herzegovina (Босна и Херцеговина), Bulgária (България), Chéquia (Česko, República Checa), Croácia (Hrvatska), Eslováquia (Slovensko), Eslovénia (Slovenija), Macedónia (Македонија), Montenegro (Црна Гора), Polónia (Polska), Rússia (Россия), Sérvia (Србија), Ucrânia (Україна). A Transnístria (Приднестровье) é uma república não reconhecida, no território da Moldávia, com população de maioria eslava, principalmente russos e ucranianos. No leste da Alemanha a minoria eslava dos sorábios (Serbja/Serby) vive na região da alta e da baixa Lusácia (Hornja Łužica e Dolna Łužyca).
Vários países eslavos, com as suas línguas oficiais, fazem parte da União Europeia. Por via da Bulgária, o alfabeto cirílico é usado na UE, por exemplo nas notas de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário