УКРАЇНА — УКРАИНА — UCRÂNIA
O segundo maior país da Europa, depois da Rússia. A capital é Kiev (Київ).
O nome da Ucrânia é interpretado com o significado de fronteira, limite, extremo ou região, território. Deriva do antigo eslavo "kraina" (країна, краина, крајина, krajina), vocábulo presente em diversos topónimos dos países eslavos. A palavra está relacionada com krai, kraj, край (divisão, limite, território), que são territórios regionais ou divisões administrativas nos países eslavos.
Na Idade Média, e ainda no Império Russo, parte do território da Ucrânia foi também chamado Pequena Rússia (Мала Русь / Малоросія, Малая Русь / Малороссия).
A Nova Rússia (Новоросія, Новороссия) foi uma província (krai, край) do Império Russo no sul da Ucrânia.
Sob o Império Russo, entre 1832 e 1914 a região da Governadoria-Geral de Kiev (Київське генерал-губернаторство) foi chamada Krai do Sudoeste (Юго-западный край).
Entre a Revolução de Fevereiro de 1917 e a Segunda Guerra Mundial foram criadas diversas entidades estatais, mais ou menos independentes, no território da atual Ucrânia, entre as quais: República Popular (ou Nacional) da Ucrânia (Українська Народна Республіка), Estado Ucraniano (Українська Держава), e República Socialista Soviética da Ucrânia (RSSU, Українська Радянська Соціалістична Республіка).
A RSS da Ucrânia foi um dos estados fundadores da ONU, apesar de ser membro da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS, em ucraniano Союз Радянських Соціалістичних Республік) desde 1922.
Em 1954 o Presidium do Soviete Supremo da União Soviética transferiu a Crimeia (Крим, Крым) da República Socialista Federativa Soviética da Rússia para a República Socialista Soviética da Ucrânia.
A Ucrânia proclamou a independência em 1991 e no mesmo ano foi dissolvida a URSS.
Ver também:
Sem comentários:
Enviar um comentário