11 outubro 2024

PEGÕES

PEGÕES

Freguesia do concelho do Montijo, na Estremadura a sul do Tejo, Portugal.

Em 1957 foi desagregada de Canha a freguesia de Santo Isidro de Pegões (Pegões Velhos) e em 1985 a de Pegões. A União de Freguesias de Pegões foi formada em 2013 pela agregação das antigas freguesias de Pegões e de Santo Isidro de Pegões. É composta pelos lugares de Pegões Velhos, Pegões (Cruzamento), Pegões-Gare, Faias, Figueiras, Foros do Trapo, Afonsos, Craveira do Norte e Craveira do Sul. Pegões e Canha situam-se na zona leste do concelho do Montijo, separados da cidade do Montijo, e freguesias vizinhas, pelos concelhos de Palmela e Alcochete. 

A origem do nome de Pegões é incerta, mas pode ser o aumentativo plural de pego, que é um sítio fundo num rio, onde não se tem pé. No entanto, pegão é também um grande pé-de-vento. A origem ligada à água é mais provável, visto que na freguesia também existe a ribeira e a herdade de Pegos Claros e nos concelhos vizinhos várias Lagoa (e Lagoinha), Poço, Poceirão, Águas, Rio, etc. Em Tomar existe o Aqueduto dos Pegões Altos, sobre o vale dos Pegões.

Antes pertencente à Ordem de Santiago, a primeira referência à região de Pegões data de 1593. Na primeira metade do século XX a Herdade de Pegões, propriedade do filantropo José Rovisco Pais e doada aos Hospitais Civis de Lisboa, foi estruturada pela Junta de Colonização Interna para a criação de colonatos agrícolas, no seu conjunto chamada Colónia Agrícola de Pegões. Instalando-se a partir de 1952, cada família de colonos recebeu uma casa com instalações agrícolas, alfaias, terrenos, animais, etc. Nos três núcleos (Pegões Velhos, Faias e Figueiras) foram criadas infraestruturas diversas, incluindo escolas, centros sociais, postos médicos, igreja, centros de assistência técnica, barragens e rede de rega, etc, estando também previsto um empréstimo de 6000$00. Em 1958 foi constituída a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, que hoje em dia é uma produtora de vinhos de excelência, reconhecida nacional e internacionalmente. O Posto Experimental de Pegões, ex-Posto Sequeiro, do Ministério da Agricultura, localizado na vizinha freguesia do Poceirão, também deu apoio técnico aos colonos.

A Colónia Agrícola de Pegões foi a maior, mais complexa e de maior sucesso das experiências de colonização interna em Portugal.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUILOMBO DOS PALMARES

QUILOMBO DOS PALMARES O mais importante quilombo da era colonial no Brasil . Localizava-se na Serra da Barriga , na então Capitania de Pern...