10 outubro 2024

ATALAIA

ATALAIA

«Do árabe at-talaiya, 'torre de vigia'. É muito comum em Portugal e em Espanha, sobretudo na Galiza. Tem a variante Talaia.» «Torre ou lugar de vigia em situação elevada. Do árabe talâyi, «a sentinela avançada». (infopedia.pt)

Atalaias há muitas. A da foto é no concelho do Montijo, Estremadura, Portugal.
«Localizados a cerca de quatro quilómetros da sede do município e assente num monte sobranceiro ao estuário do Tejo, encontram-se a povoação e o Santuário de Atalaia.
A localidade beneficiando da proximidade da Estrada Real, que ligava Lisboa a Badajoz, via Aldeia Galega, desde sempre viu passar monarcas e outras personagens ilustres que pretendiam alcançar a fronteira e o sul do país.
Ao intenso movimento de passageiros não se pode deixar de acrescentar o provocado pela fé e religiosidade das populações locais e dos arredores que, já no início do século XVI, se deslocavam aquele local, em peregrinação. O Santuário da Senhora da Atalaia é objeto de um culto em que os romeiros e festeiros são determinantes para o mesmo e, somente em alguns momentos da chamada “Festa Grande”, a Igreja se faz notar pela autoridade exercida.
A este Santuário e ao apelo da religiosidade, não se mostraram indiferentes alguns dos nossos monarcas e respetivas famílias, sendo alguns deles, particularmente, devotos da Senhora, como foi D. João V. No entanto, a última personagem régia a passar pela Igreja da Atalaia foi a rainha D. Maria II, em 5 de outubro de 1843, acompanhada por D. Fernando e pelos filhos D. Pedro e D. Luís.» 

(https://www.mun-montijo.pt/municipio/freguesias/uniao-das-freguesias-de-atalaia-e-alto-estanqueiro-jardia)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUILOMBO DOS PALMARES

QUILOMBO DOS PALMARES O mais importante quilombo da era colonial no Brasil . Localizava-se na Serra da Barriga , na então Capitania de Pern...