05 outubro 2024

CANHA

CANHA

Vila e Freguesia do concelho do Montijo, Estremadura, Portugal, situada nos limites com o Ribatejo, o Alto Alentejo e já perto do Baixo Alentejo.

Canha foi sede de concelho até 1838, sendo então integrada no concelho de Aldeia Galega do Ribatejo, atual Montijo, apesar de estar territorialmente separada. «Para a sua extinção e integração no concelho de Aldeia Galega terá contribuído o facto da maioria dos proprietários rurais da área serem residentes em Aldeia Galega ou na zona do seu concelho, pelo que não se justificava o pagamento de impostos noutro concelho que não fosse o da sua residência.» 

«Atribui-se o nome da localidade ao facto de existirem na região grande profusão de canas, daí o topónimo de Villa Nova de Canya

(https://www.mun-montijo.pt/municipio/freguesias/freguesia-de-canha

Ambas as explicações dadas pela CM do Montijo — para a descontinuidade territorial e para a origem do nome — parecem-me pouco consistentes. Um dos significados populares de canha é mão esquerda, lado esquerdo, canhoto. A vila localiza-se na margem esquerda do rio Almansor.

Em 1957 foi desagregada de Canha a freguesia de Santo Isidro de Pegões (Pegões Velhos) e em 1985 a de Pegões. Estas juntaram-se em 2013 na União das Freguesias de Pegões.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUILOMBO DOS PALMARES

QUILOMBO DOS PALMARES O mais importante quilombo da era colonial no Brasil . Localizava-se na Serra da Barriga , na então Capitania de Pern...