SURINAME
País da costa norte da América do Sul, na zona das Guianas, considerado como parte da região caribenha. A sua capital é Paramaribo.
Suriname é o nome de um dos principais rios do país (Surinamerivier, em neerlandês). O nome do Suriname deriva do povo Surinen. O sufixo arauaque -ame significa «foz do rio ou riacho». Durante o período colonial neerlandês e britânico, o nome Suriname teve diversas grafias, incluindo Surinam.
O Suriname tornou-se independente dos Países Baixos em 1975, com o nome de Republiek Suriname (República do Suriname) em neerlandês, a língua oficial.
Desde o fim do século XVI os neerlandeses chamaram Nederlands-Guiana (Guiana Neerlandesa ou Guiana Holandesa) a toda a região das Guianas entre os deltas do Orinoco e do Amazonas, onde posteriormente seriam criadas os territórios coloniais de Guayana Española (depois venezuelana), British Guiana (Guiana Britânica), Nederlands-Guiana (Guiana Neerlandesa ou Holandesa), Guyane française (Guiana Francesa) e Guiana Portuguesa (depois Guiana Brasileira, o atual estado do Amapá). As colónias agrupadas na Guiana Holandesa original eram: Pomeroon, Essequebo (Esequibo), Demerary (Demerara), Berbice, Suriname e Cayenne (Caiena). Depois de 1803 só a colónia do Suriname permaneceu sob domínio neerlandês, continuando sendo também chamada Guiana Holandesa.
O Suriname é o mais pequeno país independente na América do Sul. Na fronteira sudoeste, com a Guiana, reclama a Área de Tigri (Tigri-gebied). Na fronteira sudeste, com a Guiana francesa, reclama a área entre os rios Litani (Itany) e Marowijne (Maroni).
☛ Ver também:
- Guianas.
Sem comentários:
Enviar um comentário