ALGARVE
Província histórica do extremo sul de Portugal continental, separado do Alentejo por um conjunto de serras.
O nome provem do árabe الغرب (al-Gharb), «o Oeste, Ocidente ou Poente», forma reduzida de غرب الأندلس, (Gharb al-'Andalus), o «Oeste de Al-Andalus».
O Algarve é uma região com características bem marcadas e a única onde há consenso sobre uma eventual regionalização. Os seus 16 municípios estão agrupados na Comunidade Intermunicipal do Algarve, coincidente com o Distrito de Faro e com as sub-regiões NUTS II e III do Algarve. A capital é Faro. Durante o período muçulmano a capital foi Silves.
De 1471 até 1910 os monarcas portugueses usaram o título de Rei de Portugal e dos Algarves d'Aquém e d'Além-Mar em África. O Algarve d'Aquém-Mar era o Algarve em Portugal. O Algarve d'Além-Mar eram as possessões portuguesas em Marrocos e, por extensão, também mais além. Entre 1815 e 1822 o estado português foi denominado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Em todas as épocas o Reino do Algarve foi um título nominal, não tendo instituições nem autonomia, sendo uma província como as outras.
Geograficamente distinguem-se três zonas: a Serra, o Barrocal e o Litoral. Por outro lado, a região a oeste é chamada Barlavento e a região a este é o Sotavento.
-
O escudo na imagem representa um hipotético escudo do Algarve. As cabeças de supostos reis mouros e cristãos estão representadas em 13 dos 16 brasões municipais algarvios.
☛ Ver também:
- Províncias e Distritos de Portugal continental.
- Barrocal.
- Marrocos.
Sem comentários:
Enviar um comentário