ALENTEJO — Alto Alentejo e Baixo Alentejo
Região de Portugal, que ocupa cerca de um terço do território continental, entre o vale do Tejo e o Algarve.
O nome refere-se à posição da região além do Rio Tejo, do ponto de vista da margem norte (direita), nomeadamente para quem está em Lisboa. Na Idade Média o território era chamado Entre-Tejo-e-Odiana (Odiana era o nome do rio Guadiana).
A província tradicional do Alentejo foi dividida em 1936 em Alto Alentejo e Baixo Alentejo. Em 1976 as províncias foram extintas como entidades administrativas. O concelho de Ponte de Sor estava integrado na província do Ribatejo, mas no distrito de Portalegre, sendo frequentemente considerado terra alentejana.
Modernamente, no âmbito das Nomenclaturas das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (da UE), a Região do Alentejo (NUTS 2), o Alto Alentejo foi dividido nas NUTS 3 do Alto Alentejo (incluindo Ponte de Sor) e Alentejo Central; o Baixo Alentejo foi dividido nas NUTS 3 Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo inclui as quatro sub-regiões NUTS 3 do Alentejo, mas não inclui a sub-região Lezíria do Tejo (NUTS 3 da NUTS 2 Alentejo, até 2023; ainda incluída no mapa).
O território de Olivença é reivindicado de jure por Portugal mas encontra-se integrado na região espanhola da Extremadura. Foi ocupado por Espanha em 1801.
☛ Ver também:
- Províncias e Distritos de Portugal continental.
Sem comentários:
Enviar um comentário