21 agosto 2024

ALIJÓ

ALIJÓ

Vila e concelho de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Algumas explicações para o nome:

«Derivando, segundo alguns historiadores, de Ligoó (laje de grandes dimensões), Alijó é uma terra de lajes e granitos. Aparece pela primeira vez referenciado no Foral Concedido pelo rei D. Sancho II ao Distrito de Panoias, o que prova o seu povoamento perdido no tempo, assim como os seus vestígios pré-históricos que se encontram espalhados por todo o concelho.

Alguns geógrafos defendem que Alijó deve o seu nome ao termo hebraico Azob ao qual os árabes chamaram Azof, que significa no nosso idioma Hysopo. Os mouros adicionaram-lhe o artigo Al e então era cognominado de Alzof ou Alzob, que depois facilmente derivou em vários termos, variando entre Alinzo, Alijoó e por fim Alijó. Também há defensores da teoria de que as terras de Alijó, depois das conquistas mouras, forma propriedade de Ali-Job, de quem deriva o nome.» (http://www.cm-alijo.pt/pagina/67)

«A designação Alijó provirá da palavra Ligioo — terá, depois, sugerido Lijó e, finalmente o nome actual —, que pretende significar a natureza então pedregosa do local. Há, todavia, quem entenda que a etimologia do topónimo se relaciona com a histórica Legio Septima Gemina.» (João Fonseca, "Dicionário do Nome das Terras")

«Do latim lageniola, 'pequena laje', através da forma sincopada lageola.» (infopedia.pt)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...