26 agosto 2024

CHEIRA-VENTOS

CHEIRA-VENTOS, CHEIRAVENTOS ou OS CHEIRA VENTOS é uma quinta, conjunto de terrenos e palácio ou casa abastada oitocentista, e construções anexas, na freguesia da Amora, concelho do Seixal, Estremadura, Portugal. Situa-se num ponto alto, o que originou certamente o nome.

Outros nomes para o conjunto ou partes deste são Quinta de Cheiraventos, Palácio Cheira Ventos, Palácio dos Cheira Ventos, Palácio de Cheira-Ventos, Quinta do Palácio do Infante, Paço da Amora, Paço dos Lobatos, Paço do Infante, Palácio do Infante, Palácio da Quinta do Infante, Quinta do Paço, Palácio da Quinta da Amora. 

A propriedade pertencia no século XIV ao judeu David-Negro, valido de Dª. Leonor Teles e apoiante de Castela. Em 1384 D. João I despoja o judeu David-Negro dos seus bens e entrega-os a D. Nuno Alvares Pereira. Em 1423 o Condestável entra na vida monástica e entrega a Quinta de Cheiraventos ao seu companheiro de armas Pedro Eanes Lobato. No século XIX a quinta pertence à Infanta D. Isabel Maria, sendo posteriormente adquirida pelo Infante D. Augusto (1847-1889) 8.º filho da rainha D. Maria II. Após o 25 de Abril de 1974 a propriedade foi ocupada e transformada em edifício escolar. Nos anos 80 volta à posse da família Sande Lemos e é instalado um externato e infantário. O edifício estava desocupado e em degradação e sofreu um incêndio em 2023.

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=16751 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

SARAJEVO — САРАЈЕВО

SARAJEVO — САРАЈЕВО — SARAIEVO Capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina . É também a capital das duas entidades territoriais bósnias: ...