JERUSALÉM — ירושלים (Yerushalayim) — القدس (Al‑Quds)
Cidade da Terra Santa, disputada como capital de Israel e da Palestina. É cidade santa de religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. O Monte do Templo é o local mais sagrado para os judeus (קֹדֶשׁ הַקֳּדָשִׁים, o Sanctum Sanctorum). O Santo Sepulcro (Sancti Sepulchri, de Jesus Cristo) é o local mais sagrado para os cristãos. O Monte do Templo é chamado Nobre Santuário (الحرم الشريف) pelos muçulmanos, inclui a Mesquita Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha, e é o terceiro local mais sagrado do islamismo, onde Maomé ascendeu ao céu.
O nome árabe de Jerusalém é القدس (Al-Quds), que significa «A Sagrada». O nome grego é Ιερουσαλήμ (Ierousalem) ou Ἱεροσόλυμα (Ierosólyma). O nome latino é Hierosolyma ou Ierusalem.
A origem do nome de Jerusalém é incerta. Em hebraico é Yerushalayim (ירושלם). Shalem provem da mesma raiz semítica de shalom (paz em hebraico, שָׁלוֹם) e salam (paz em árabe, سَلَام), assim como de Shaliem, deus do crepúsculo entre os cananeus. Shalom também pode ser um cognato do nome hebraico Shlomo, ou seja o Rei Salomão. A interpretação etimológica mais comum para o nome de Jerusalém é «Cidade da Paz».
☛ Ver também:
- Israel.
- Palestina.
Sem comentários:
Enviar um comentário