29 agosto 2024

PÁTIO DO PRIOR, Almada

PÁTIO DO PRIOR, Almada, Estremadura, Portugal.

Texto da placa na foto:

«Este é o Pátio do Prior, assim chamado porque nele foram as casas de El-Rei Dom António Prior do Crato e onde ele viveu sonhando com a grandeza e a independência de Portugal. 1º. de Dezembro de 1940. C.M.A.»

Comentário de Rui Manuel Mesquita Mendes:

«O que diz a placa, colocada no âmbito da comemoração dos centenários do Estado Novo, não corresponde à verdade histórica e documentada destas casas, como oportunamente dei conta no Congresso de História Local realizado em Almada em 2020.

Como também tenho afirmado em algumas publicações, o nome Pátio do Prior só aparece nos documentos do século XVIII quando aqui viveu José Salgado de Araújo, o Prior que reconstruiu a Igreja de São Tiago de Almada em 1724.

No tempo do Prior do Crato estas casas pertenciam ao cronista mor Francisco de Andrade, sucedendo-lhe o filho Diogo Paiva de Andrade (sobrinho).

Depois do Prior de São Tiago pertenceu aos Monteiro da Silva, o último dos quais, António Pedro Monteiro da Silva diz numa petição à Câmara em 1863 que era dono das casas do Pátio do Prior.

Ainda esta semana consultei alguns livros do Arquivo da Misericórdia que confirmam estes dados.»

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...