QUELUZ — Município do estado de São Paulo, Brasil.
«O nome Queluz, é uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade o nome do solar onde nasceu D. Pedro I em Portugal.» (https://queluz.sp.gov.br/historia/)
O referido solar é o Palácio Nacional de Queluz, onde D. Pedro (IV de Portugal, I do Brasil) também faleceu. Explicação do topónimo Queluz em Portugal:
«A origem do nome Queluz, segundo David Lopes, deriva do árabe quê ou cã, que significa vale estreito ou leito de rio e lûz ou llûz, que significa amendoeira, tese perfilhada por José Pedro Machado.» (https://ufqueluzbelas.pt/freguesia-historia)
«Do árabe qa'al-luz, 'vale da amendoeira'.» (infopedia.pt)
Também em Minas Gerais:
«Atendendo ao pedido dos habitantes do arraial, a Rainha D. Maria I criou a Real Vila de Queluz, através de ato assinado pelo Visconde de Barbacena, na própria vila recém-criada. (…) A Lei nº 1276 elevou a Real Vila de Queluz à categoria de cidade e em 1872 foi criada a Comarca de Queluz. O nome Conselheiro Lafaiete passou a vigorar a partir de 27 de março de 1934, em homenagem a Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, quando se comemorava o centenário de seu nascimento.»
(https://www.conselheirolafaiete.mg.leg.br/institucional/historia-da-cidade/historia-da-cidade)
☛ Ver também:
- Queluz, Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário