País da África Oriental, entre os Grandes Lagos e o Oceano Índico. A antiga capital e maior cidade é Dar es Salaam, na costa. Dodoma, no interior, é a capital desde 1996.
O nome da Tanzânia é uma aglutinação de Tanganyika e Zanzibar. Tanganyika (ou Tanganhica em português), o território continental, foi o nome da república que se tornou independente do Reino Unido em 1961. O Arquipélago de Zanzibar, constituído pelas ilhas de Unguja (Zanzibar) e Pemba, foi um protetorado britânico, que se tornou independente em 1963. Em 1964 os dois territórios formaram a República Unida da Tanzânia.
Tanganyika refere-se provavelmente ao lago com o mesmo nome, que significa «estrelas» em língua luvale. No entanto, em suaíli o topónimo Tanganyika é composto pelas palavras tanga, «vela», e nyika, «planície desabitada», sendo interpretado como «navegar na região desocupada». Zanzibar deriva do nome dado pelos árabes, Zanjibar (زنجبار), que significa «terra dos negros».
A língua mais falada na Tanzânia é o suaíli. O lema do país, escrito no brasão, é "Uhuru na Umoja", que significa "Liberdade e Unidade" em suaíli.
Em Moçambique, o nome do país vizinho é por vezes escrito como o original, Tanzania, sem acento circunflexo.
Sem comentários:
Enviar um comentário