09 setembro 2024

BELO HORIZONTE

BELO HORIZONTE

Capital do estado de Minas Gerais, Brasil.

«Em 1701, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à Serra de Congonhas à procura de ouro. Em lugar do metal, encontrou uma bela paisagem, de clima ameno e próprio para a agricultura. Resolveu ficar e construiu a Fazenda do Cercado, onde desenvolveu uma pequena plantação e criou gado. O progresso da fazenda logo atraiu outros moradores e um arraial começou a se formar em seu redor. Viajantes que por ali passavam, conduzindo o gado da Bahia em direção às minas de ouro e pedras preciosas, fizeram da região um ponto de parada. O povoado foi batizado de Curral del Rei.(…)

O Distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey, por Ordem Régia de 1750 e, em 1890, renomeado como Belo Horizonte. Elevada à categoria de município e Capital de Minas Gerais, com a denominação de Cidade de Minas, em 1893, e passou a denominar-se Belo Horizonte, em 1901.(…)

Com a Proclamação da República, em 1889, cresce a esperança de transformações. Para entrar na era que então se anunciava, deixando para trás o passado monárquico, os sócios do Clube Republicano de Curral del Rei propuseram a mudança de seu nome para Belo Horizonte. Nesse clima de euforia, os horizontinos receberam a notícia da construção da nova capital.(…)

A primeira tentativa de transferir a sede do Governo de Minas para uma cidade diferente de Ouro Preto data de 1789, quando os inconfidentes planejaram instalar a capital de sua república em São João del Rei.(…)

Em 1891, o Presidente do Estado, Augusto de Lima, determinou - por decreto - a transferência da capital para um lugar que oferecesse condições precisas de higiene. Adicionada à Constituição Estadual, a lei provocou muitos protestos da população ouropretana. Os mineiros dividiram-se entre os 'mudancistas', favoráveis à nova capital, e os 'não mudancistas'.(…)

Em 17 de dezembro de 1893, com a Lei Nº 3 adicionada à Constituição Estadual, a sede do Governo transferiu-se para Belo Horizonte, onde a nova capital deveria ser inaugurada.(…) Belo Horizonte foi inaugurada, ainda em construção, no dia 12 de dezembro de 1897.» (1)

«No governo de João Pinheiro (1860-1906), então presidente de Minas (na época, não se falava governador), a localidade passa a se chamar Arraial de Bello Horisonte (…)».

A nova capital foi «inaugurada com o nome de Cidade de Minas. Somente em 1901, pela Lei nº 302, o nome Belo Horizonte é sacramentado.» (2)

«Logo após a proclamação da república, em 1889, os republicanos de Curral del Rei decidiram mudar o nome da vila. Em reunião numa casa próxima de onde fica a Igreja de Boa Viagem, sugeriram o nome Novo Horizonte. Por sugestão de Luiz Daniel Cornélio da Cerqueira, professor de português e responsável pela alfabetização de crianças da vila, foi considerado também o nome Belo Horizonte. Descartado pela maioria, o nome só foi adotado após escolha pessoal do então governador, João Pinheiro. Após a transferência da capital, Belo Horizonte passa a se chamar Cidade Minas, até que o nome sugerido por Luiz Daniel voltou a ser oficial em 1901.» (3)

O nome da cidade tem sido informalmente reduzido para Belô, Belzonte, BH e Beagá.

1. - Texto completo em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1832/

2. - https://www.em.com.br/gerais/2023/12/6669585-bh-e-seus-126-anos-conheca-os-nomes-que-a-capital-ja-teve.html

3. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte. Barreto, Abílio (1995). Belo Horizonte : memória histórica e descritiva. Belo Horizonte: Mineiriana. p. 217. ISBN 8585930055.

☛ Ver também:

Minas Gerais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...