18 setembro 2024

MATOLA

MATOLA
Capital da Província de Maputo, Moçambique. Maputo, a capital do país, não está incluída na província do mesmo nome, tendo estatuto provincial por si só.
O nome da Matola deriva do povo banto matsolo. No século XIX o povo da Matola pertencia ao clã ronga, da etnia tonga. Outra hipótese, que pode ser concomitante, é que se trata do nome dum régulo da zona aliado ou vassalo dos portugueses em meados do século XIX. Matola é também o nome dum rio que desagua na Baía de Maputo.
No período colonial, a povoação da Matola foi criada por portaria de 1918. Em 1968 foi elevada a vila e em 1968 passou a denominar-se Vila Salazar. No entanto a estação de Matola-Gare manteve o nome. Em 1972 foi elevada a cidade com o nome de Salazar. Após a independência de Moçambique em 1975 recuperou o nome original passando a chamar-se Cidade da Matola. Entre 1980 e 1988 foi integrada na Grande Maputo, mas quando a cidade de Maputo adquiriu o estatuto de província, a Cidade da Matola tornou-se a capital da Província de Maputo, ou seja a parte restante da anterior província de Maputo. A Matola é a segundo cidade mais populosa de Moçambique, depois de Maputo, com cerca de um milhão de habitantes.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...