> BALTAR, concelho da comarca da Limia, Galiza.
> BALTAR, vila do concelho de Paredes, Douro Litoral, Portugal.
«Do baixo-latim [Villa] Baltarii, 'a quinta de Balteiro'. Também se encontra na Galiza. Tem a variante Balter e o derivado Baltaria.» (infopedia.pt)
«A origem etimológica da palavra Baltar [ em Portugal ], foi explicada de forma bem diferente, por diversos autores.
Pinho Leal disse que era uma junção de duas palavras célticas - balt (água) e aar (corrente). Para Pedro Ferreira, Baltar deriva de Walter, nome germânico pessoal que também esteve na origem de nomes como Gualter, Balteiro, etc.
Segundo O Archeologo Português, Baltar é um nome geográfico já documentado em 1087.» (wikipedia.pt)
«Tem origem germânica *wald- e é comum associar-se a um lugar que esteve na posse de alguém chamado Waltar (de Válter e Gualter). Em Proto-Indo-Europeu *waldʰ- tinha significado de forte, poderoso, possessão, prevalecer. Poderia ser lugares que fosse posse de alguém, como uma quinta, nos tempos suevos.
Em Proto-Germânico *walþuz deu no inglês antigo weald e deu wald no inglês médio, no antigo alto-alemão, no antigo saxão, sempre com o significado de terra alta coberta de bosques, florestas, madeira. Em alemão wald significa floresta. Inclinamo-nos mais para esta hipótese etimológica em que Baltar significa zona de floresta, de bosques e Balteiro aparecer como uma variação tardia.»
(https://www.facebook.com/profile/100064592503625/search/?q=Baltar)
Sem comentários:
Enviar um comentário