12 agosto 2024

BECO DO CHÃO SALGADO, Lisboa

BECO DO CHÃO SALGADO, freguesia de Belém, Lisboa, Portugal.

Junto à Fábrica de Pastéis, na Rua de Belém, encontra-se este beco cujo nome remete para o processo, condenação e execução dos Távoras, em 1759, levada a cabo pelo Marquês de Pombal. Entre outras barbaridades contra as famílias do Marquês de Távora, do Duque de Aveiro e do Conde de Atouguia, o Palácio do Duque de Aveiro, que existia neste local, foi demolido e o chão foi simbolicamente salgado para que nada voltasse a nascer ali. Foi erigida uma coluna comemorativa que tem a seguinte inscrição:

«Aqui forão as cazas arrazadas e salgadas de Jozé Mascarenhas, exauthorado das honras de Duque de Aveiro e outras e condemnado por sentença proferida na suprema Junta da Inconfidencia, em 12 de janeiro de 1759. Justiciado como hum dos chefes do barbaro e execrando desacato que na noite de 3 de setembro de 1758 se havia commullado contra a real e sagrada pessoa de el'rei Jozé 1º. Neste terreno infame se não poderá edificar em tempo algum».

(Grafia original.)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...