BELÉM
Freguesia mais ocidental da cidade de Lisboa, Portugal. Em 2012 agregou as anteriores freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier. Incluiu os bairros do Restelo, Caselas e Pedrouços. Entre 1852 e 1885 existiu o concelho de Belém, com uma extensão superior.
Na freguesia de Belém situa-se o Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos, e a Torre de São Vicente, mais conhecida como Torre de Belém, e que também foi chamada Torre de São Vicente a Par de Belém, Baluarte de São Vicente a Par de Belém e Baluarte do Restelo. Entre outros monumentos, encontra-se também na freguesia o Palácio Nacional de Belém, que é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa.
A padroeira da freguesia é Santa Maria de Belém, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Belém é a forma portuguesa da cidade da Terra Santa onde nasceu Jesus: em latim Bethleem; em hebraico בית לחם (Beit Lehem, «Casa do Pão»); em árabe بيت لحم (Bayt Lahm, «Casa da Carne»); em grego Βηϑλεέμ (Bethlehém). Outra hipótese é o nome derivar do cananita Beit Lahama ou Beth Lahmo, «Casa de Lahm», em honra de Lamu, deus caldeu da fertilidade.
Ver também:
Sem comentários:
Enviar um comentário