LISBOA
Capital e maior cidade de Portugal, situada na antiga província da Estremadura, na foz do Rio Tejo. A Área Metropolitana de Lisboa engloba municípios a norte da cidade e os localizados a sul entre o Estuário do Tejo e o Estuário do Sado.
O nome de Lisboa tem origem discutível. Chamava-se Olisipo quando foi conquistada pelos romanos, posteriormente alterado para Olisippo e em latim vulgar Olissipona. Após a conquista da Lusitânia, os romanos concederam-lhe o título de Felicitas Julia (Felicitas Iulia Olisipo), recebendo a qualidade de municipium e a cidadania romana para os seus habitantes. Os visigodos chamaram-lhe Ulishbon. Os mouros muçulmanos adaptaram o nome de Ulishbon ou Olissipona para al-Ushbuna ou al-Lixbuna.
A lenda que atribuiu a fundação de Olisipo/Olissipo ao herói grego Ulisses não tem fundamento documental. Também sem registo comprovativo, Samuel Bochart considera que Olisipo deriva de Allis Ubbo, «Porto Seguro» em fenício. Para Francisco Villar, Olissipo seria uma palavra de origem tartessa.
«De Olisipona, acusativo de Olisipo, nome talvez de origem ibérica, através das formas Ulixbona e Lixbona.» (infopedia.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário