CASAMANSA / CASAMANCE
Região do sul do Senegal, localizada entre a Gâmbia e a Guiné-Bissau.
O nome de Casamansa deriva de Kasa ou Kasanga, a região ao sul do Rio Casamansa, e mansa, «rei» ou «senhor» em mandinga. Portanto Kasa Mansa era o «Reino de Kasa», ou «Rei do Rio dos Cassangas»*.
Na época colonial a zona de Casamansa, com capital em Ziguinchor, esteve sob domínio português até 1886, quando passou para o domínio francês. A influência portuguesa ficou na língua crioula, semelhante ao crioulo da Guiné-Bissau. Muitos nomes de família em Casamansa são de origem portuguesa.
Com a independência do Senegal em 1960, Casamansa ficou integrada neste país. No entanto, desde 1947 existia o Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC), que ressurgiu em 1982 como movimento armado reivindicando a independência. A reforma administrativa de 2008 dividiu Casamansa em três regiões, suprimindo o nome na administração senegalesa: Ziguinchor, Kolda e Sédhiou. A região de Ziguinchor, a oeste, é tradicionalmente chamada Baixa Casamansa, enquanto as regiões de Kolda e Sédhiou constituem a Alta Casamansa. No entanto a região vizinha de Tambacounda também era chamada Alta Casamansa.
* - https://journals.openedition.org/cea/4592
Sem comentários:
Enviar um comentário