08 agosto 2024

PENHASCOSO

PENHASCOSO — Aldeia do concelho de Mação, Beira Baixa, Portugal.
O topónimo — antes Panascoso — sofreu uma alteração em 1941, que na altura originou «grande discussão».
«A freguesia nem sempre teve o nome de Penhascoso, sendo que até ao ano de 1941 era chamada de Panascoso. A origem deste topónimo filiar-se-ia no nome de uma planta gramínea panasco, abundante nesta região a utilizada como pasto pelos gados. No entanto, a 10 de Abril de 1941 o decreto lei n.º 31212 determinou que o topónimo fosse alterado para Penhascoso, argumentando que o nome da povoação derivava da palavra antiga [ penha ], cujo significado estaria de harmonia com as características rochosas ou penhascosas do terreno onde a localidade se situava. Existiu grande discussão em tal ocasião sendo estas duas as teorias as existentes e comunicadas.» (http://www.cm-macao.pt/index.php/pt/concelho/freguesias?jjj=1709108697584)
Penhascoso: «Forma eufemística de panascoso, 'terreno onde crescem panascos', oficialmente adotada em abril de 1941.»
Panasco: «1. designação comum, extensiva a diferentes plantas herbáceas, da família das Gramíneas, que inclui espécies utilizadas como forragem. (...)
4. (regionalismo) terreno pantanoso onde cresce erva.»
Penhascoso: «em que há penhascos; alcantilado.»
Penhasco: «penha grande e elevada; grande rochedo.»
Penha: «rocha; penhasco; fraguedo. Do latim pinna-, "merlão de muralha; rochedo", pelo castelhano peña, "rocha; rochedo".» (infopedia.pt)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...