> ORREAGA / RONCESVALLES — RONCEVAUX — Roncesvales. Município da Nafarroako Foru Komunitatea / Comunidad Foral de Navarra, Reino de Espanha. O local é famoso pela Batalha de Roncesvales em 778, assim como por ser ponto de passagem do Caminho de Santiago nos Pirenéus.
O topónimo Roncesvalles (em castelhano) e Roncevaux (em francês) era traduzido como «vale dos espinheiros». A sua interpretação do nome em basco, Orreaga, antes Orierriaga, seria «lugar dos zimbros». Outra teoria refere o topónimo Erro-zabal, a «planície de Erro», um vale ao qual Roncesvales esteve associada durante séculos. Este nome seria transformado em Rozabal, Ronzaval, Roncesvals/Roncesvalles e Roncevaux. Por outro lado, segundo o filólogo Gonzalo Navaza, o topónimo Roncesvalles refere-se a terras que foram desbravadas para cultivo, relacionado com o latim ruptiare e o galego-português roçar, com variantes medievais em latim como Roncidevallibus e Roncisdevallis; em galego tornou-se Rozavales (Roçavales).
> RONCESVALES. Lugar da paróquia de Brejo, concelho de Cambre, Galiza.
> ROZAVALES / ROÇAVALES (Santa Maria de Roçavales), paróquia do concelho de Monforte de Lemos, Galiza. O topónimo tem origem no estabelecimento de um hospital da Ordem de Roncesvalles, no lugar que antes se chamava Santa Maria de Salvadur.
> O SOUTO DE ROÇAVALES, lugar da paróquia de São Martinho de Mançaneda, concelho de Mançaneda, Galiza.
Nas cantigas medievais galego-portuguesas, Roncesvales (de Navarra) aparece com a forma ROÇAVALES.
Sem comentários:
Enviar um comentário