STROMBOLI — STRUÒGNULI — ESTRÔMBOLI
Uma das ilhas do Arquipélago das Eólias, República Italiana, ao norte da costa da Sicília, no Mar Tirreno. Tem uma área de 12,6 km² e cerca de 500 habitantes. Administrativamente faz parte da comuna de Lipari. A nordeste encontra-se o ilhéu de Strombolicchio, desabitado, com um farol.
O nome da ilha, Stromboli em italiano, Struògnuli ou Strònguli em siciliano, provem do grego antigo Στρογγύλη (Strongule) devido à sua forma redonda (στρογγύλος em grego).
O vulcão de Stromboli, com 926 metros de altura, é um dos mais ativos do mundo, um dos três ativos em Itália. O seu tipo eruptivo originou em geologia o termo estromboliano. O nosso adjetivo estrambólico, com o sentido de «extravagante, esquisito», pode ter influência do comportamento estromboliano deste vulcão.
Na mitologia grega, Éolo, o Senhor dos Ventos, era o rei na ilha de Eólia, provavelmente correspondente na realidade a Stromboli ou Lipari. Na Odisseia, poema épico de Homero, Ulisses aporta à ilha de Eólia.
Entre várias obras de literatura e cinema, a ilha de Stromboli foi o cenário e tema do filme de Roberto Rossellini "Stromboli terra di Dio", com a atriz sueca Ingrid Bergman, em 1949.
https://salvador-nautico.blogspot.com/2019/05/stromboli.html
Sem comentários:
Enviar um comentário