14 agosto 2024

TORRÃO, Alentejo

TORRÃO

Vila e freguesia do concelho de Alcácer do Sal, Alentejo, Portugal. A freguesia é atravessada pelo Rio Xarrama, afluente do Sado. A vila situa-se na margem esquerda.

A origem do nome Torrão é de Torrejam, que significa "torre grande". Na época islâmica, o nome era Hisn Turrus, segundo o arqueólogo António Rafael Carvalho. Foi zona de alguma importância no período romano. Esteve sob a influência árabe, até à reconquista cristã de Alcácer do Sal em 1217. O Torrão foi então doado à Ordem de Santiago, que aforou a povoação em 1260, passando a ser vila da Ordem. Teve foral manuelino em 1512, tornando-se sede de concelho. Em 1801 o concelho do Torrão era constituído pelas freguesias de Torrão, Odivelas e Santa Margarida do Sado. Durante o século XIX o concelho torranense foi integrado no de Alvito, com a exceção de Santa Margarida do Sado, que transitou para o concelho de Ferreira do Alentejo. Em 1871, a freguesia do Torrão passou a integrar o concelho de Alcácer do Sal. Em 1936 a freguesia de São Romão do Sado foi incorporada na do Torrão. O escritor Bernardim Ribeiro (1482-1552) é natural do Torrão.

(https://www.freguesiadetorrao.pt/ver_conteudo11, http://www.cm-alcacerdosal.pt/es/municipio/concelho/freguesias/freguesia-do-torrao/)

Outra explicação para o topónimo: «Variante de terrão, aumentativo de terra. Tem a variante Terrão e os derivados Terroais, Terroal, Terrões, Terronha e Terronhas.» (infopedia.pt)

O Torrão é também conhecido como Torrão do Alentejo, para distinguir de outras povoações com este nome, como por exemplo Torrão no concelho do Marco de Canaveses, Douro Litoral.

☛ Ver também:

- Torrão, Marco de Canaveses, Douro Litoral.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...