> VILA BALEIRA — Cidade do concelho e ilha do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira, Portugal.
«O nome da cidade [da ilha] do Porto Santo, deve-se ao facto do nome da localidade em torno da actual Ribeira do Tanque ser conhecida como Valeira devido ao vale da ribeira. No entanto, com a vinda de colonos que pronunciavam o V como B, o nome acabou por tornar-se Baleira. Quando esse sítio passou a vila, ficou conhecido como a Vila Baleira.
Podemos também referir que esta é a única cidade da ilha do Porto Santo. Esta cidade é das poucas no país onde a sede do concelho tem um nome diferente do próprio município.» (https://cf.spm-ram.org/conteudo/recursos/Geo2017/G4%20Geotopon%C3%ADmia.pdf)
«Foi elevado a concelho em 1835 e atualmente, Porto Santo constitui um só concelho com uma só freguesia, tendo sido elevada à categoria de cidade, Vila Baleira, a 6 de agosto de 1996.» (https://www.jfportosanto.pt/hist%C3%B3ria-da-freguesia)
> BALEIRA — Concelho da comarca da Fonsagrada, Galiza.
«De Beloi nom sabemos nada de nada, nem sequer ventureiramente, mas é tentador, em vista da súper abundância de toponímia gaélica na Galiza, relacioná-lo com algúm nome próprio celta de raíz Bel-, “sol, lume”, como ocorre cos topónimos Balmorto ou Baleira, derivados do teónimo Belenos ou Balar.» (https://areal.gal/2017/04/os-toponimos-das-freguesias-de-sada-e.html)
Em português, valeira significa valeta ou regueiro (infopedia.pt). Na Galiza é vale numa encosta ou vale bastante extenso. Em galego, baleiro significa vazio. (estraviz.org)
☛ Ver também:
Sem comentários:
Enviar um comentário