ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Região Autónoma da Madeira, Portugal. Arquipélago da região atlântica da Macaronésia, situado a norte das Canárias, a sudeste dos Açores, a oeste de Marrocos e sudoeste de Portugal continental. A cidade do Funchal, capital e maior cidade, fica a 970 km de Lisboa e a 685 km de Essaouira (Marrocos).
O nome da Ilha da Madeira é tradicionalmente atribuído à abundância de árvores. As ilhas do Porto Santo e da Madeira foram redescobertas pelos navegadores portugueses em 1418 e 1419, começando o povoamento em 1425.
Desde 1976 o arquipélago constitui uma Região Autónoma dentro da República Portuguesa. A região inclui a Ilha da Madeira (com dez municípios), a Ilha do Porto Santo e ilhéus adjacentes (um município), as Ilhas Desertas (no município de Santa Cruz) e o subarquipélago das Ilhas Selvagens (município do Funchal), embora estas últimas se situem mais perto das Canárias. Só a Madeira e Porto Santo são habitadas. As Selvagens contam com a presença permanente de guardas da reserva natural.
A Espanha não reclama a posse das Ilhas Selvagens mas insiste que devem ser classificadas como rochas marítimas e não ilhas, pelo que não seriam consideradas na demarcação da Zona Económica Exclusiva entre a Madeira e as Canárias. Contudo, as pretensões espanholas não são reconhecidas internacionalmente e assim a ZEE portuguesa engloba as Selvagens.
☛ Ver também:
- Macaronésia.
- Porto Santo.
Sem comentários:
Enviar um comentário